Tipos de arte: as 11 manifestações artísticas existentes
Revisão por Laura Aidar
A arte é uma forma de expressão humana que existe desde os primórdios. As primeiras manifestações artísticas datam do período rupestre e hoje existem vários tipos de arte que desenvolvemos para externalizar sentimentos e ideias.
Os homens - e mulheres - das cavernas já pintavam nas paredes elementos ilustrativos que serviam como forma de comunicação e atividade ritualística. Havia também artefatos escultóricos e danças cerimoniais.
Hoje considera-se que existam 11 tipos de arte, são eles: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.
1ª arte: Música
A música é um tipo de arte que utiliza a combinação de sons como matéria-prima. Através do ritmo, harmonia e melodia, os artistas compõem canções capazes de marcar profundamente a vida das pessoas.
São muitos os tipos de música que existem, como exemplo o rock, reggae, samba, sertanejo, jazz, músicas folclóricas, entre tantas outras vertentes.
2ª arte: Dança
A dança é uma das expressões mais antigas da humanidade, sendo que na pré-história era executada em ritos cerimoniais, com o intuito de conectar-se com o divino.
É provável que tenha surgido junto com a música e é geralmente executada seguindo um ritmo e cadência musical, mas pode também ser realizada sem som.
3ª arte: Pintura
A pintura é outro tipo de arte que acompanha a humanidade há muito tempo. Os primeiros registros de pinturas datam da pré-história, e podem ser encontrados nas paredes das cavernas, onde eram desenhadas cenas de caça, dança e figuras de animais.
Considera-se que, assim como a dança e a música, tais manifestações estavam relacionadas a diversos rituais.
A pintura atravessou os séculos e culturas e constitui uma base significativa para que se compreenda sociedades e costumes de épocas passadas. Sendo assim, essa é uma forma importante tanto de expressão quanto de registro histórico.
4ª arte: Escultura
Esse tipo de arte, a escultura, é também uma manifestação que vem desde os tempos remotos. Uma das peças mais antigas que se tem notícia é a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria e que data mais de 25 mil anos.
As esculturas podem ser feitas de variados materiais, como madeira, gesso, mármore, pedra sabão, argila, entre outros.
Para saber sobre uma das esculturas mais famosas do Ocidente, confira: O pensador, de Rodin.
5ª arte: Teatro
O teatro mais próximo do que conhecemos atualmente teve origem na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Entretanto, essa arte já era praticada de outras formas em diversas sociedades.
Clarice Lispector, famosa escritora, definiu lindamente a função do teatro:
O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra, o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas - mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama.
6ª arte: Literatura
A literatura é uma manifestação artística em que a palavra e a imaginação tem igual peso. Grandes obras literárias foram feitas com base em uma re-invenção da realidade.
É o caso da produção do grande escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, com seu "realismo fantástico".
Confira as nossas dicas de leitura nos links abaixo!
- Clássicos da literatura mundial que você não pode deixar de ler.
- Melhores livros da literatura brasileira
7ª arte: Cinema
A linguagem do cinema surgiu a partir da fotografia. A invenção da chamada 7ª arte é atribuída aos irmãos Auguste e Louis Lumière. Eles foram os responsáveis pela primeira exibição de uma película, no ano 1885, em Paris, no Grand Café.
As cenas apresentadas tinham em torno de 40 segundos e as que ficaram mais conhecidas são "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat".
Hoje, o cinema é uma das formas mais apreciadas de entretenimento no mundo.
8ª arte: Fotografia
A fotografia foi inventada em meados do século XIX. A princípio era utilizada com o intuito de "copiar" a realidade e era um recurso recorrente para a elite a fim de eternizar em papel seus retratos.
Por isso, a fotografia não foi considerada arte em um primeiro momento, e sim um aparato técnico/científico. Mas, com o passar do tempo, se pode perceber todas as potencialidades dessa expressão tão rica e ela foi considerada também um tipo de arte.
9ª arte: História em Quadrinhos (HQ)
A história em quadrinhos foi criada, da forma como conhecemos, pelo americano Richard Outcault entre 1894 e 1895. Nessa época, ele publicou em revistas e jornais uma narrativa contando sobre o Yellow Kid (Menino amarelo).
Nessa tirinha, o personagem era uma criança pobre que vivia em guetos e falava gírias. A intenção do autor era fazer uma crítica social através de uma linguagem coloquial e simples, combinando desenhos e textos.
O artista conseguiu atingir seu objetivo, tanto que, hoje em dia, as HQs estão espalhadas pelo mundo como uma forma importante de comunicação de massa.
10ª arte: Games
O universo dos games surgiu para o público na década de 70. Foi com o lançamento do jogo Atari, em 1977, que essa expressão ganhou força, pois a pessoa podia jogar vários jogos utilizando o mesmo video game.
Atualmente, os jogos eletrônicos constituem uma das formas mais utilizadas de diversão e, por conta da tecnologia em constante desenvolvimento, muitos jogos são lançados com frequência, sendo jogados também no computador.
11ª arte: Arte Digital
A arte digital é uma realidade mais recente e cresce a olhos vistos. Essa maneira de produzir arte é aliada à tecnologia e pode ser feita de muitas maneiras, como as grandes projeções ou também através da internet, a chamada web art.
Em Tóquio, no Japão, foi inaugurado um museu dedicado exclusivamente à arte digital, o Mori Building Digital Art Museum, que conta com mais de 50 obras tecnológicas.
Anteriormente eram 7 tipos de arte
Tradicionalmente se considerava que as artes poderiam ser divididas em sete grandes grupos, sendo que somente depois foram incluídos outros tipos de arte. Vejamos abaixo a categorização proposta anteriormente por diferentes intelectuais.
Segundo Charles Batteux
Em 1747, o francês Charles Batteux (1713-1780) publicou o livro As belas artes reduzidas a um mesmo princípio. Nele, estabelecia como critério o princípio da imitação da bela natureza.
De acordo com o intelectual, seriam sete os tipos de arte:
- pintura
- escultura
- arquitetura
- música
- poesia
- eloquência
- dança
Segundo Ricciotto Canudo
Em 1912, o pensador italiano Ricciotto Canudo (1879-1923) escreveu o chamado Manifesto das Sete Artes, onde situava o cinema como a sétima arte ou “a arte plástica em movimento”.
O cinema foi inventado no século XIX e foi logo abraçado pelos críticos como uma manifestação legítima de arte.
Segundo Ricciotto Canudo, os sete tipos de arte são:
1ª Arte - Música
2ª Arte - Dança/Coreografia
3ª Arte - Pintura
4ª Arte - Escultura
5ª Arte - Teatro
6ª Arte - Literatura
7ª Arte - Cinema
Significado da palavra arte
A palavra arte deriva do latim "ars", que significa conhecimento técnico, talento, artifício, astúcia, ofício, profissão, trabalho, habilidade - seja ela adquirida pelo estudo ou pela prática.
O que é arte?
Muitos teóricos tentaram responder essa pergunta simples. Afinal, o que é arte?
George Dickie afirma que obra de arte é:
um artefato ao qual uma ou várias pessoas agindo em nome de uma certa instituição social (o mundo da arte) conferem o estatuto de candidato à apreciação.
Para o historiador polonês Wladyslaw Tatarkiewicz, por sua vez:
A arte é uma atividade humana, consciente, dirigida à reprodução de coisas ou construção de formas ou expressão de experiências, se o produto dessa reprodução, construção ou expressão é capaz de suscitar prazer ou emoção ou choque.
Comentários
Postar um comentário